O glaucoma é uma doença que, na maioria das vezes, não causa sintoma nenhum. Ela ocorre através de um desequilíbrio entre a produção e o líquido que o olho produz e, assim, acarreta em um aumento da tensão da pressão intraocular, que em níveis elevados leva a uma isquemia do nervos ópticos. E, por fim, causa a perda da visão de forma progressiva, iniciando da periferia para o centro do olho.
Para prevenir o glaucoma, é importante que o paciente vá ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Neste acompanhamento, o profissional mede a pressão ocular, observa o fundo do olho e, por fim, faz o diagnóstico precoce para que o tratamento seja realizado e, sobretudo, que não chegue a perda visual.
A doença tem maior prevalência a partir dos 40 anos. Embora também haja um fator hereditário e tenha mais incidência em algumas raças, como orientais e negros. A cada década aumenta a chance de desenvolvê-la. Então visite regularmente seu oftalmologista e siga todas as instruções para a sua saúde visual.
*Matéria com base na entrevista com a Dra. Luciane Novelle
Copyright 2014 | Instituto Ver e Viver - O Instituto Ver & Viver é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida através da visão.