Notícias

Home/Notícias

Residentes são fortes atuantes nas campanhas sociais do Instituto Ver & Viver

O Instituto Ver & Viver (IVV), responsável pelo projeto 2.5 New Vision Generation no Brasil, uma iniciativa do Grupo Essilor, tem por missão proporcionar qualidade de vida através de uma visão melhor e vem levando, por meio de campanhas de saúde, condições para que a população de baixa renda possa ter acesso à saúde visual e adquiram os primeiros óculos com lentes corretivas a preços acessíveis.

Para que essas ações aconteçam, o Instituto vem contando com importantes parcerias da comunidade médica, que disponibilizam residentes para participarem das campanhas.

Dr. Aderbal Alves Junior, chefe de clínica e preceptor da residência do Hospital dos Servidores no Rio de Janeiro, pioneiros nessa parceria, acredita que esses eventos ajudam a levar `a população qualidade de vida, sendo importante também para a formação dos jovens médicos: “Já existe naturalmente na carreira médica uma vocação social que deve ser exercitada. Ser ativo em campanhas como essas é tão importante quanto as aspirações financeiras e de especialidades”, complementa o médico. Sua equipe de residentes atendeu mais de 600 pacientes nos primeiros eventos.

Este ano, mais de 3.000 pessoas, que na sua maioria nunca tinham ido ao oftalmologista, passaram por atendimento. Com o crescente número de ações, a residência do Hospital Federal Bonsucesso, no Rio de Janeiro, é agora parceiro do IVV e seus residentes, como a Dra. Marília Lordello, vêm participando de atividades sociais. “Vivenciar essa campanha nos faz perceber a importância do nosso trabalho para a sociedade e contribui para o crescimento profissional e pessoal. Eu adorei cooperar com a campanha do IVV”, conta Dra. Marília, que recentemente atendeu 70 pacientes em uma comunidade.

Dra. Marília Lordello, residente do Hospital dos Servidores

Sua colega, Dra. Caroline Piva, também residente do Hospital Federal Bonsucesso, diz enxergar sua participação na campanha como uma excelente oportunidade de aprendizado, tanto oftalmológico como de crescimento da relação médico-paciente. “É importante que desde o início da nossa formação seja incentivada a participação em projetos de cunho social. Os residentes podem conhecer melhor a realidade da população carente. As campanhas nos possibilitam também praticar nossos conhecimentos clínicos”, complementa.

A troca em campanhas como essa resulta numa experiência enriquecedora, tanto para quem ajuda quanto para quem recebe o atendimento. “Mesmo com muita gente para ser atendida, o doutor foi muito atencioso, parecia clínica particular!”, elogia sorridente Paulo Sergio da Silva, atendido pela equipe de residentes em uma das campanhas do IVV.

As campanhas vêm acontecendo no estado do Rio de Janeiro, mas com planos de se estenderem a todo o país. Diana Paes, responsável pela expansão das clínicas móveis, diz já estar buscando parcerias médicas e com ONGs fora do estado fluminense para aumentar a atuação do Instituto. “Para montar uma clínica, buscamos primeiro o apoio dos médicos. Depois entendemos a dinâmica local, buscamos as parcerias e montamos uma campanha de acordo com a demanda da região”, diz ela, que também deixa um convite: “Quem estiver interessado em montar uma clínica em qualquer região, principalmente em cidades do interior onde o acesso é mais restrito, entre em contato pelo email ivv@essilor.com.br.”

Fonte: Jornal Brasileiro de Oftalmologia • Março de 2014

Dr. Aderbal Alves Jr., chefe da Clínica e preceptor da residência do Hospital Federal dos Servidores no Rio de Janeiro Dra. Caroline Piva, residente do Hospital de Bonsucesso

Copyright 2014 | Instituto Ver e Viver - O Instituto Ver & Viver é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida através da visão.

Instituto Ver e Viver

Instituto Ver e Viver