Notícias

Home/Notícias

Instituto Ver & Viver ajuda comunidades de baixa renda na aquisição dos primeiros óculos

Atualmente, 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo possui algum problema de visão, sendo que 2,5 bilhões precisam mas não têm acesso à correção visual, segundo a Organização Mundial da Saúde. A falta de boa visão representa um custo alto para a sociedade. De acordo com o Vision Impact Institute (visionimpactinstitute.org), a primeira organização mundial dedicada às questões socioeconômicas relacionadas à visão, cerca de US$ 272 bilhões são perdidos mundialmente a cada ano devido à perda de produtividade associada à deficiência visual. No Brasil, cerca de 20% da população, algo em torno de 40 milhões de pessoas, se encontram nessa situação.

Diante desse cenário, o Instituto Ver & Viver, uma iniciativa da Essilor, empresa que tem por missão proporcionar qualidade de vida através de uma visão melhor, cria as condições para que a população de baixa renda possa ter acesso à saúde visual e adquirir os primeiros óculos com lentes corretivas a preços acessíveis.

Em parceria com outras instituições, o Instituto promove ações em regiões necessitadas nas quais são realizados exames oftalmológicos, identificando pacientes que precisam de correção e possibilitando a compra no mesmo momento a preços populares. “Para tornar isso realidade foi criado um produto exclusivo com lentes para óculos em policarbonato e resistentes à quebra, pré-cortadas e com formatos simétricos que se encaixam facilmente em armações específicas, possibilitando, assim, a entrega dos óculos logo após a consulta com o oftalmologista”, explica Arnaud Ribadeau Dumas, Diretor Geral da Essilor no Brasil e responsável pelo Instituto.

Segundo Sandra Abreu, Gerente Geral do Instituto Ver & Viver, após um período de programas piloto no ano de 2013, o Instituto Ver & Viver percorrerá o país realizando esse trabalho. Em 2014, várias ações começaram a ser realizadas no Estado do Rio de Janeiro, além de parcerias com instituições com o mesmo objetivo social do Instituto: levar correção visual àqueles que não possuem acesso e contribuir para a inclusão socioeconômica destas pessoas. Dentre nossos principais parceiros, ressaltamos o Lions Clubs e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, sempre atuantes em prol da saúde visual dos pacientes atendidos nas campanhas do Instituto Ver & Viver.

KEMA no Brazil Foto Arnaud nova-foto

Copyright 2014 | Instituto Ver e Viver - O Instituto Ver & Viver é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida através da visão.

Instituto Ver e Viver

Instituto Ver e Viver